domingo, 16 de novembro de 2008

Menina Fantástica


Já faz algumas semanas que iniciou um concurso que dizia ser feito para descobrir a menina brasileira que tinha uma beleza especial e este prometia não ser mais um concurso de modelo comum , mas sim um em que as candidatas não nessecitariam ter aquele parâmetro básico ,mágrinhas ,altas,branquinhas(de preferência), olhos claros e tudo mais.Segundo eles a procura era por aquele olhar ,aquele sorriso e coisas desse tipo que tornariam uma garota realmente bonita ,e que a verdade da passarela não seria usada ali .
Mas estava vendo hoje o resultado de algumas das etapas classificatórias , e cheguei a conclusão que toda aquela história usada para divulgar o concurso era bobagem ,pq na hora de classificar as meninas os parâmetro forams aqueles típicos de passarela .Mas eu me pergunto que menina fantástica eles procuram?Sabendo-se que se trata de um concurso brasileiro á procura da menina fantástica não devia este usar estilos brasileiros do tipo morena ,mulata,não muito alta,seios fartos e bumbum grande ou simplificando tudo a típica brasileira.
Não vou dizer que as meninas estilo modelo não sejam belas mas um concurso de beleza realizado no Brasil não deveria ter parâmetros de beleza brasileira.Chega a ser surreal.Sinto que em pleno o século XXI ocorra ainda fatos como esse que se tratam nada mais nada menos de uma pura discriminação.E esta possa a vir a trazer consequências não tão boas pois tais concursos transmitidos a todo o Brasil levam para dentro das casas de milhares de adolescentes que não vivem aquela realidade retratada no concurso ,passem a buscar corpos perfeito e simétricos buscas estas que possam chegar a problemas psicológicos ou pior a uma bulimia ou anorexia.
Tava pensando no que escrver hoje ,até q vi esse concurso na tv e vi que efeito ele teve em mim fiquei pensando em qual seria o efeito disso na cabeça das outras adolescentes que também o viram hoje e o que esses vários concursos já estereotipados fariam as mentes delas.

3 comentários:

sacodefilo disse...

Esse parâmetros são de agrados só da galera que curte moda e de algumas mulheres sem noção.
Mulher ao estilo tábua.. sem bunda, sem peito, sem nada... Isso não tem nada a ver com a gente. Viva o quadril largo, os peitos pêras, as cinturas finas, as peles mulatas, morenas, queimadas...
Isso é mais a nossa cara.
Abs

. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
. disse...

Ao me deparar com uma proposta desta, proveniente de uma emissora que apesar do nome se referir a algo "global" somente reproduz modelos norte-americanos, eu não poderia esperar coisa menos pior. Infelizmente, a sociedade está acostumada a reconhecer como belo formas e/ou estilos construídos em meados do século XX e que vêm se disseminando até então. A cultura da magreza, a estética da anemia, da bulimia, o belo que só se mostra nos brancos. Ranços de uma tradição racista e dependente, que assimila padrões externos à sua cultura e os toma como modelos.
Belo, pra mim, é a mulata e suas curvas, a morena e seu cabelo cacheado e até as branquinhas com seus quilogramas a mais. A beleza brasileira se apresenta justamente nessa peculiaridade: a diversidade. E a grande mídia - como a Rede Globo - ainda resiste em admitir isto.

Beijo da prima!
Adorei ler seus textos. Virei sempre.